Inicialmente, o acoplamento é um item primordial para indústria, pois fazem a conexão entre dois sistemas maquinários. Ou seja, eles são elementos de transmissão mecânica, que possuem como principal função promover a transmissão de torque de um acionamento.
Nesse sentido, qualquer aplicação que possua algum tipo de acionamento rotativo ou sistema de transmissão pode ter a presença de um acoplamento.
Os acoplamentos são, em suma, fundamentais para a tranquilidade de uma indústria e sua operação, eles sustentarão melhores resultados com mais eficiência e produtividade.
Dessa forma, eles também garantem maior tempo de vida para os moto redutores, redutores e máquinas acionadas.
O acoplamento, como já foi informado fazem a conexão ou da mesma forma, interação dos sistemas maquinários, mas eles possuem outros benefícios, como por exemplo: transmitir torques e movimentos, relação de transmissão, reduzir vibrações e unir dois eixos. Além de compensar, dessa maneira o desalinhamentos e absorver choques.
Importância e aplicação do acoplamento
Inegavelmente temos que concordar que existem profissionais que não dão a devida importância para utilizar o modelo e o tipo correto do acoplamento na operação industrial.
O mais importante é saber qual a real necessidade operacional, assim com uma boa escolha, o índice de disponibilidade de vida útil aumenta. Sendo assim, você não corre o risco de quebra do eixo ou desgaste das peças.
Seja como for, podemos aplicar esta peça em diversos equipamentos como máquinas de embalagens, elevadores de cargas, compressores e agitadores. Podemos também citar que pode ser usado da mesma forma no acoplamento mecânico e em industrias de mineração, petróleo, alimentícia, metalúrgicas e siderurgia.
Deve-se atentar que existem causas que podem gerar por fim, um mau funcionamento da sua operação. Sendo assim, entre estes motivos temos falha de alinhamento e balanceamento, vibração excessiva, desgastes, falta de lubrificação, entre outros.