A correia se tornou habitual, principalmente, na época do advento da revolução industrial. Elas eram utilizadas, em síntese para transferir o movimento giratório, independente da origem da rotação. Ou seja, seja eólica, seja a vapor, manual, ou de motor elétrico. Logo que as tarefas de transporte se tornaram essenciais e as correias planas serviram, em seguida para esta função.
Atualmente, os equipamentos de transmissão de potência são os encarregados de transmitir potência, ou até mesmo torque ou rotação, entre os diversos elementos dentro da máquina, isso é, seja ela qual for. Só para exemplificar, todos estes engenhos são importantes para o bom funcionamento e rendimento das máquinas. Uma das características comuns destes equipamentos é justamente a presença de elementos rolantes, sendo assim, a transmissão de energia é realizada através do movimento de rotação.
Em suma, um dos equipamentos mais comuns utilizados em uma transmissão de potência são as correias. A correia é um componente essencial nas máquinas modernas, e nesse sentido, elas são essencialmente um anel de material flexível que corre ao redor de dois eixos.
Existem vários tipos de correia para transmissão de movimento e potência, não apenas podendo ser planas, dentadas ou trapezoidal. Estas são normalmente utilizadas sobretudo em bombas de água, motores automotivos e ar condicionado.
E as correias dentadas, são usadas, dessa maneira em engrenagens em conjunto para a transmissão de potência.