A lubrificação correta do rolamento é atualmente uma etapa essencial para alcançar a vida
útil do rolamento. É importante, antes de mais nada, selecionar graxas adequadas à
aplicação do rolamento e aplicar a quantidade correta antes de colocar o rolamento em
serviço. Durante a operação, o rolamento exigirá ainda assim, relubrificação periódica. A
quantidade certa da graxa correta, aplicada nos intervalos acertados, é essencial para se
obter o melhor desempenho do rolamento e pôr fim a vida útil máxima. É comum, deste
modo, utilizar métodos manuais de lubrificação; entretanto, a relubrificação contínua pode
ser realizada utilizando-se lubrificadores automáticos que proporcionam um fornecimento de
graxa mais consistente, correto e livre de contaminação.

Em suma, o processo consiste na aplicação de uma camada de lubrificante, que tem por
objetivo, reduzir o atrito. Com efeito, ao mesmo tempo ocorre a diminuição do desgaste
entre duas superfícies sólidas em movimento relativo separando-as parcialmente ou
completamente. Além de separar as superfícies, esta camada tem a função de retirar do
sistema o calor e detritos gerados na interação das superfícies. Enfim, esta camada
lubrificante pode ser constituída por uma variedade de líquidos, sólidos ou gasosos, puros e
com misturas.

Componentes que fazem parte do sistema de lubrificação

Todo sistema de lubrificação tem o objetivo de garantir que as peças móveis funcionem perfeitamente. Se por acaso alguma peça tiver contato umas com as outras, pode-se gerar desgaste e prejudicar o veículo. Podemos citar alguns componentes do sistema que são imprescindíveis, como por exemplo, a bomba de óleo que dá vazão ao óleo lubrificante e deixa todos os componentes móveis do motor lubrificados. O pescador de óleo que tem por objetivo coletar o óleo que está ligado a bomba. Já o interruptor de pressão de óleo permite ao condutor ser alertado que pode haver uma eventual pressão de óleo, através de um sinal de alerta ou sonoro, este alerta serve para alertar sobre uma eventual pressão de óleo. O cárter do motor fica na parte inferior do motor e tem como função manter certo o nível do óleo, garantindo lubrificação de todo o motor e sistema de lubrificação. O filtro de óleo é uma peça que precisa de constante troca, contando com uma válvula reguladora e um canal interno. Todos os componentes são importantes, mas não devemos esquecer que um bom lubrificante é fundamental para o bom funcionamento de todo motor.

Saiba mais sobre LUBRIFICAÇÃO