Retentor é um componente para vedações dinâmicas, sendo assim, sua principal função é permitir a vedação entre os componentes que trabalham com movimento relativo entre as partes.
Também conhecido como anéis de vedação, eles são nesse sentido, vedações com atritos. O objetivo dos retentores é vedar óleos, graxas e qualquer outro tipo de fluido que precisam ficar no interior do sistema, impedindo o derramamento e, sobretudo, a contaminação do meio ambiente e impossibilitando a entrada de contaminantes no local em que está o rolamento.
Os retentores são ajustados as pequenas medidas radiais, não apenas na bucha de agulhas como também do rolamento de agulhas.
Desse modo, onde existir um rolamento, é primordial uma vedação eficiente para preservar a vida útil do mesmo. O desempenho de um rolamento está ligado, portanto, com a capacidade do retentor em desempenhar as suas funções.
Existem diversos tipos de retentores, mas um dos mais comuns é o retentor radial. Ele pode, portanto ser aplicado em vedações técnicas de sistemas rotativos, na construção de máquinas e equipamentos. Além disso, são usados no segmento ferroviário, automotivo e ferroviário.